Introdução ao Raspberry Pi na Educação

Os computadores são grandes, caros, mas não precisam de ser. É este o mote para a criação deste artigo sobre o mais famoso micro-computador do momento – o Raspberry Pi.

 

Como surgiu e o que é o Raspberry Pi?

O Raspberry Pi é um micro-computador de dimensões muito reduzidas (do tamanho de um cartão de crédito).

Em 2006, alguns membros da universidade de Cambridge e alguns cientistas de computação ingleses decidiram juntar-se para formar uma fundação designada por Raspberry Pi Fundation com um objetivo: aumentar o número de computadores disponíveis para as crianças. Sabiam, no entanto, que seria necessário criar um equipamento low-cost, programável e com um preço a rodar os 25 dólares, ou seja, o equivalente a um livro didático. O objetivo principal da equipa de desenvolvimento foi a estimulação do ensino das ciências da computação básica nas escolas.

Em 2012, o micro-computador do tamanho de um cartão de crédito foi lançado no mercado com o preço a rodar os 25 dólares, o que naturalmente despertou o interesse da comunidade adepta do hardware, da programação, do linux e não só…

O Raspberry Pi pode ser comprado em diversas lojas on-line. Amazon [UK] ou Inmotion [PT] são apenas alguns exemplos.

 

Anatomia do Raspberry Pi

Atualmente existem duas versões do Raspberry Pi – model A e model B. Os dois têm o mesmo tamanho. A diferença está no model B que tem mais uma porta USB, tem uma porta ethernet e 512MB de memória RAM, ao contrário do model A que tem apenas 256MB de RAM. O processador é um ARM de 700Mhz, equivalente ao processador usado em muitos dos smartphones do mercado. Não inclui nenhuma memórica interna, no entanto, possui uma entrada para cartões SD.

anatomia-raspberry-pi

 

Interfaces e componentes:

Entrada do cartão SD – como o dispositivo não tem memória interna o cartão SD é o coração do Raspberry Pi no que toca ao software de sistema.

Porta USB – a ligação mais comum para ligar um rato, teclado, etc.

Entrada RCA – saída e entrada analógica de video

Saída de audio – saída de 3.55mm para ligação de jack de colunas ou auscultadores

Porta HDMI – saída digital de vídeo

Porta Ethernet – ligação de rede por cabo (apenas Model B)

Porta micro USB – ligação da fonte de ligação do Raspberry Pi

 

Sistema Operativo

Quanto ao sistema operativo, o Raspberry Pi é compatível com sistemas operativos baseados em Linux, tendo como distribuição oficinal o Raspbian.

raspbian

Existem ainda outras distribuições compatíveis como o Arch LinuxPiBang Linux,PwnPi, RaspbmcSliTaz [Ver lista completa]

 

O Raspberry Pi na Educação

Um dos objetivos centrais da criação deste dispositivo foi o fim educacional – dotar as crianças desde cedo a terem interesse sobre a informática ao nível da computação e da programação. Daí que na instalação base do Raspbian esteja presente o Scratch e o Python, duas formas interessantes de potenciar a aprendizagem de linguagens de programação.

Disponível, está também, um manual educacional que fornece informações e suporte para alunos e professores que desejem utilizar este micro-computador nas suas aulas. O manual possui capítulos dedicados ao Scratch e ao Python.

rasp-pi-manual-educacao

 

Pi Store

O Raspberry Pi não vive só do sistema operativo, para isso, foi lançada recentemente a loja de aplicações – a Pi Store.

Um dos objetivos da Pi Store é motivar os mais jovens à criação de programas e à sua rentabilização monetária, uma vez que, nem todos os recursos disponíveis para download são gratuitos.

Entre as dezenas dos recursos disponíveis é possível encontrar gratuitamente a suite de aplicações de escritório LibreOffice, o IDE de programação CodeBlocks e o Open Arena, um jogo baseado no motor de jogo do Quake III

 

O que é possível fazer com um Raspberry Pi?

Apesar de ter sido inicialmente desenvolvido com fins educacionais, ao longo dos últimos meses foram surgindo cada vez mais, projetos inovadores e interessantes, utilizando como ponto de partida este micro-computador:

Máquina de jogos arcade

Instrumento musical

Cluster de computadores

SmartTV

Domótica

Media Center

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *