Download do YouTube de forma rápida e simples

Há vários motivos para guardar um vídeo que encontramos no YouTube. E apesar de se tratar da maior plataforma de partilha de vídeo da web, é natural que alguns publicadores removam os vídeos ou que o próprio YouTube os elimine por questões relacionadas com o direito de autor. Por isso, o download do YouTube é a solução!

Quantos vezes guardamos endereços e alguns anos após os vídeos já não estão disponíveis? Por isso, é que transfiro, normalmente, para o computador os vídeos que considero imprescindíveis para as minhas práticas educativas…

Existem muitos programas e várias formas diferentes para efetuar o download do YouTube, mas neste artigo abordo apenas três soluções que permitem a transferência de vídeos sem qualquer instalação de software adicional ou plugins. Todas gratuitos e intuitivos.

 

1. ClipConverter

O meu favorito é o ClipConverter e por isso está em primeiro lugar desta pequena lista.

ClipConverter.cc
ClipConverter.cc após a submissão de endereço de vídeo do YouTube
ClipConverter.cc
ClipConverter.cc com vídeo convertido e pronto para transferência

 

Permite o download de vídeos de vários serviços de alojamento / partilha de vídeo (como o YouTube, Dailymotion, Vimeo, etc.). Efetua, também, a conversão para vários formatos de áudio (MP3, M4A e AAc) e vídeo (MP4, 3GP, AVI, MOV, MKV). Para vídeo dou preferência ao formato MP4 e faço sempre a transferência na melhor qualidade em que o vídeo está disponível.

Passos para transferir um vídeo através do ClipConverter:

  1. Copiar o endereço do vídeo disponível no YouTube;
  2. Colar o endereço no ClipConverter;
  3. Selecionar o formato desejado (recomendo deixar as padrão);
  4. Carregar o botão ‘Continue’;
  5. Após alguns segundos ou minutos a conversão está concluída e o vídeo está disponível para download em várias qualidades.
  6. Outra característica importante do ClipConverter é a possibilidade de reduzirmos a dimensão do vídeo e guardarmos apenas a parte que desejamos. Basta para isso indicar o respetivo intervalo (Exemplo: 00:01:00 a 00:02:00).

 

2. KeepVid.com

É um dos serviços mais antigos que conheço para a transferência de vídeos do YouTube. Atualmente conta com um interface mais simples e intuitivo.

KeepVid
KeepVid com o vídeo convertido pronto a transferir

Em comparação com o ClipConverter.cc, o KeepVid tem uma grande vantagem: a transferência das legendas dos vídeos. E tal como a primeira opção que referi, permite a transferência apenas do audio do vídeo em formato MP3. Não permite é o dimensionamento do vídeo (se só desejarmos uma pequena parte).s

Passos para transferir um vídeo através do KeepVid.com:

  1. Copiar o endereço do vídeo disponível no Youtube;
  2. Colar o endereço no KeepVid;
  3. Carregar no botão ‘Download’;
  4. Selecionar a qualidade em que se deseja transferir o vídeo ou outro formato disponível (audio ou legendas).

3. DownSub.com

O DownSub é uma aplicação web que permite a transferência das legendas, em ficheiro de texto (.srt) dos vídeos disponíveis em várias plataformas como o YouTube, DailyMotion, Facebook, etc.

DownSub
Página inicial do DownSub

Após a transferência da legenda basta juntar o vídeo e o respetivo ficheiro de legendagem (ambos com o mesmo nome) num diretório e abrir com o VLC (por exemplo).

Passos para transferir um vídeo através do DownSub.com:

  1. Copiar o endereço do vídeo disponível no Youtube;
  2. Colar o endereço no DownSub;
  3. Carregar no botão ‘Download’;
  4. Transferir a legenda na língua deseja

É importante referir que legendagem de alguns vídeos é gerada automaticamente pelo YouTube pelo que a qualidade não é a melhor. O mesmo acontece para legendas traduzidas automaticamente pelo Google Translator.

 

Nota final:

Alguns destes serviços têm como modelo de negócio a utilização de popups de publicidade e como tal é comum surgir no ecrã uma ou outra janela com ads. Basta ignorar e fechar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *