Black Friday – aproveite este dia na sua loja

O BLACK FRIDAY é um dia cada vez mais comum na Europa e o comércio em Portugal já não o deixa ficar de fora.

Ao contrário do que o leitor possa pensar deste artigo, não vamos elencar as vantagens ou desvantagens para o consumidor no dia do Black Friday. Tampouco recomendar lojas on-line para aproveitar as campanhas e preços baixos. Esta publicação é dedicada em exclusivo ao comércio eletrónico do ponto de vista do vendedor e do promotor on-line .

 

Qual a origem do Black Friday?

Proveniente dos Estados Unidos a expressão “Black Friday” designa o dia seguinte ao feriado de Ação de Graças (Thanksgiving) que é comemorado na 4.ª quinta-feira do mês de novembro. Oficialmente era neste dia que os norteamericanos iniciavam as compras de Natal. E passou a ser o acontecimento mais aguardado do ano por parte dos lojistas e dos consumidores.

Sinónimo de compras, descontos, promoções e de campanhas publicitárias, rapidamente o Black Friday foi adotado por vários países da Europa como o Reino Unido, a Espanha ou a Suiça. E Portugal também não foge à tradição americana.

Corrida às lojas no Black Friday nos Estados Unidos
Corrida às lojas no Black Friday nos Estados Unidos

Inicialmente implementado em várias lojas on-line como o site do El Corte Inglês, da Fnac ou da Pixmania. Mas, rapidamente, também no mercado físico ganhou adeptos. Afinal os lojistas e os marketers procuram sempre uma nova justificação para agitar o comércio e ganhar um dia de euforia nas suas lojas.

 

Promoções do Black Friday

É natural que as áreas onde se encontram melhores promoções no Black Friday sejam as de vertente tecnológica como é o caso do comércio de smartphones, pequenos domésticos, gadgets ou computadores.

Contudo, acreditamos que aplicação do Black Friday pode alcançar bons resultados em qualquer uma das áreas desde a roupa ou calçado, petshop, viagens até aos artigos para o lar.

 

Como se preparar para o Black Friday?

Comunicação para a sexta-feira negra

Prepare a imagem gráfica do seu negócio e utilize os habituais canais de comunicação: website, redes sociais, imprensa, etc. Prepare uma newsletter e envie para os seus subscritores com dois ou três dias de antecedência. Note sempre que só com investimento é que poderá obter algum retorno.

 

Baixe os preços (de verdade)

Se não tem margem suficiente nos artigos que comercializa procure junto dos seus fornecedores pontos positivos para obter alguns descontos adicionais nas suas notas de encomenda. Lembre-se que o preço é um dos fatores principais para os consumidores. E uma das melhores formas para causar euforia nos potenciais compradores.

 

Renove o stock

Prepare a sua loja com stock suficiente. Aposte significativamente em produtos com grande volume de venda para a época natalícia. Assim, o que não vender no Black Friday poderá escoar até ao dia de Natal.

 

Alegre a loja ou o ponto de venda

Tanto na loja física como na loja on-line deve ter uma redobrada atenção no Black Friday. No ponto de venda procure se for necessário alargar o horário. Enquanto, no segmento on-line queira dar um feedback mais rápido às questões e dúvidas dos visitantes.

 

Reforce a equipa

Algumas lojas nacionais já registaram longas esperas e filas para aproveitar o mais importante dia dos descontos. Reforce a sua equipa de comerciais e vendedores. Lembre-se que parte das vendas poderão ser para a época natalícia. Esteja preparado para fazer embrulhos (se for o caso disso).

 

Black Friday no Comércio Eletrónico

Tenha em consideração se o site suporta largas visitas em simultâneo. Um site indisponível num dia como o Black Friday é exatamente igual a uma loja física com a porta fechada.

Monitorize os acessos ao site com o Google Analytics e antecipe-se se for necessário ao longo do dia. Tenha campanhas no Google Adwords já preparadas e aposte em publicações patrocinadas se o tráfego para a sua loja on-line não for suficiente.

Esteja preparado na zona de expedição para entregas rápidas. Nunca mais do que 72 horas para a encomenda chegar ao destinatário.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *