O vídeo ajuda a virar a sala de aula ao contrário

“Os alunos aprendem melhor quando as escolas respeitam a sua curiosidade natural e inteligência e, sobretudo, quando lhes dão a chance de conseguirem um entendimento intuitivo” é este o conselho que Salman Khan dá a todos os professores.

“Sal” Khan é um educador americano, conhecido por ter fundado a Khan Academy, uma plataforma livre de educação on-line e uma organização sem fins lucrativos.

O projeto começou por acaso, quando Khan decidiu ajudar a sua prima na disciplina de matemática através da Internet. Mais tarde distribuiu os vídeos no YouTube. O sucesso rapidamente o fez deixar o seu emprego para se dedicar exclusivamente ao desenvolvimento do seu canal no YouTube. O próprio já produziu mais de 4000 vídeos de aulas que ensinam vários temas de áreas como a matemática e as ciências. Os números são gigantes. A página no YouTube tem mais de 2 milhões de subscritores e mais de 500 milhões de visualizações dos vídeos.

Em 2012 a revista Time nomeu Salman Khan como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo.

Em Portugal a Fundação Portugal Telecom associou-se ao projeto e disponibiliza já alguns conteúdos traduzidos para português.

Como defensor do vídeo em contexto educativo recomendo a visualização do TED por Salman Khan – Let’s use video to reinvent education e naturalmente a visita ao meu canal do YouTube.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *