Como lidar com os telemóveis na sala de aula e na escola

1.º Falar acerca dos telemóveis
Reconhecer a importância dos telemóveis no quotidiano dos alunos e abordar a questão da sua utilização segura e responsável durante as aulas. Informe-se previamente sobre este tema e mantenha-se a par dos últimos desenvolvimentos.

2.º Acordar as regras
Em conjunto com os Encarregados de Educação e com os alunos estabeleça um acordo sobre a utilização dos telemóveis na escola. Na abordagem desta problemática, uma proibição generalizada dos telemóveis é apenas válida como medida de curto prazo.

3.º Envolver os Encarregados de Educação
Os Encarregados de Educação são os parceiros mais importantes relativamente à utilização dos telemóveis por parte dos alunos. De modo a prevenir conflitos, aborde o tema dos telemóveis nas reuniões de pais e em conjunto defina um método equilibrado de trabalho.

4.º Respeitar a privacidade
Encare os telemóveis dos seus alunos como sendo algo de privado, tal como uma mochila. O material deve ser examinado apenas em casos excecionais. Por outro lado, deve aceitar que o aluno lhe mostre o conteúdo do seu próprio telemóvel.
Se se vir obrigado(a) a confiscar o telemóvel [situação extrema] assegure-se que o mesmo é desligado antes e pelo aluno!

5.º Encorajar o uso e regras sociais básicas de utilização do telemóvel
Estas regras aplicam-se na presença de outros. Isso inclui, por exemplo, não permitir que o telemóvel toque durante uma aula.

6.º Abordar a questão das fotografias e vídeos
Certifique-se de que os seus alunos estão familiarizados com os aspetos legais básicos de tirar fotografias ou fazer registos vídeo com telemóveis, por exemplo, os direitos de utilização de fotografias e vídeos.
Explique quais as fotos ou vídeos que podem ser realizadas e publicados e quais as que não podem.

7.º Aprender e ensinar com telemóveis
Experimente algo de novo. Utilize os telemóveis como método criativo de aprender e ensinar. Se nem todos os alunos da turma tiverem telemóvel, forme grupos com um dispositivo por grupo.

8.º Considerar de forma séria o cyberbulliyng
Seja sensível às questões da dinâmica de grupo na sua sala de aula. Não menospreze os incidentes de cyberbullying. Apoie os alunos que forem afetados e promova a abordagem e compreensão desta questão na escola.

9.º Ser um exemplo
Tenha a certeza de que a forma como lida com o seu telemóvel está de acordo com o que espera dos seus alunos. Se cumprir o contrato, é muito provável que os seus alunos façam o mesmo.

10.º Não esquecer
O telemóvel é um excelente meio de comunicação e realiza muitas funções úteis.
Encoraje os seus alunos a utilizar de forma consciente os telemóveis e a explorar todas as possibilidades positivas.

 

Nota:

Estas sugestões só são aplicáveis se estiverem de acordo, se se enquadrarem com o Regulamento Interno da escola/agrupamento, ou se o Regulamento for omisso no que respeita a este assunto.

Estas sugestões poderão aplicar-se a escolas que as queiram adotar e que, por isso, não estipulem a proibição permanente, simples e absoluta do telemóvel no perímetro escolar.

Fonte: SeguraNet

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *