Como criar um teste no Google Drive com correção automática
Novembro 5th, 2012Recursosedgar 7 Comentários

Há muito que a criação de testes de avaliação de escolha múltipla faz parte dos métodos que uso para avaliar os meus alunos. No entanto, o processo de realizar o enunciado de um teste de escolha múltipla é por si vagaroso e muitas vezes complexo na paginação da sua estrutura e do seu esquema.

Neste artigo pretendo exemplificar a utilização do script Flubaroo nos formulários criados no Google Docs (atualmente designado por Google Drive).

 

O Flubaroo é um script que auxilia a avaliação de respostas efetuadas em formulários criados no Google Drive. Foi criado por um professor e partilhado de forma a auxiliar outros professores nesta tarefa morosa que é a correção e avaliação de testes.

 

1. Criar o formulário no Google Drive

Entre no seu Google Drive e crie um novo formulário. Os formulários depois de criados aceitam respostas que ficam guardadas numa folha de cálculo.

Depois de criar o formulário, adicione algumas questões, neste caso adicionei perguntas com múltiplas respostas, em que cada pergunta só tem uma resposta correta.

Incluí também duas questões para registar o nome e endereço electrónico dos alunos.

Depois do formulário estar completamente criado, grave e feche-o.

 

2. Responda corretamente a todas as questões

Antes de partilhar o teste com os alunos, é necessário responder às questões corretamente, para assim definir as respostas chave.

 

3. Disponibilizar o teste aos seus alunos

Há duas formas para disponibilizar o teste aos seus alunos: enviar o endereço por e-mail ou incorporar o formulário num website. No final, só tem de esperar que todos os alunos respondam ao teste. As respostas ficam automaticamente registadas na folha de cálculo.

 

4. Adicione o Flubaroo ao formulário

Antes de iniciar o processo de avaliação deve adicionar o Flubaroo ao formulário através do menu Inserir > Script

Encontra-o na Galeria de scripts do Google Drive na categoria Educação ou na pesquisa de scripts.

 

5. Avaliar com o Flubaroo

É necessário autorizar o Flubaroo antes de iniciar o processo de correção. Depois da instalação, terá um novo menu na folha de cálculo designado por “Flubaroo”. Para iniciar o processo de avaliação basta aceder ao menu e clicar em “Grade Assignment“.

No processo de avaliação o Flubaroo poderá definir algumas itens importantes:

- Os pontos a atribuir no caso da resposta estar correta

- Quais as questões que identificam o aluno

- Quais as questões que não entram na avaliação

- Qual o registo na folha de cálculo que servirá de base à correção (respostas chave)

Depois do Flubaroo efetuar a avaliação aparece na parte de baixo da folha de cálculo um novo botão designado por “Grades“. Pode ainda enviar a avaliação por e-mail ou consultar um relatório sobre a avaliação através do menu Flubaroo disponível no topo.

Para criar um formulário com perguntas com várias respostas corretas deve consultar este endereço.

 

Se ainda assim persistirem dúvidas aconselho a visualização do seguinte vídeo:

'7 Respostas to “Como criar um teste no Google Drive com correção automática”'
  1. Joana diz:

    Neste momento estou com problemas em visualizar os dados na folha de cálculo, apenas vejo os gráficos. e quando tento passar as respostas para a folha de cálculo recebo a indicação que ocorreu um problema.

    Consegue ajudar-me a transferir corretamente estes dados para a folha de cálculo, sff?

    Obrigada

  2. alvaro diz:

    Olá! Criei um formulário de multipla escolha, mas não estou conseguindo adicionar pontos para as alternativas. Gostaria que ficasse assim. Se a pessoa escolher a opção 1 vale 30 pontos, se escolher a opção 2 vale 20 pontos. Mas não consegui fazer isso e nem adicionar o script flubaroo

    • edgar diz:

      Aconselho a visualização do vídeo que está nesta publicação. Sem o Flubaroo é impossível obter resultados das respostas corretas.
      Obrigado pela visita,
      Edgar Costa

  3. Leonard diz:

    Oi consegui avaliar tudo ok, porém, não consigo visualizar as provas individualmente para impressão, aquelas que os alunos enviaram, é possível?

Deixar resposta