Socrative – A sala de aula com questionários dinâmicos

Depois do sucesso que o Kahoot! fez na minha sala de aula decidi experimentar o Socrative.

O Socrative é um site da web 2.0 idêntico ao Kahoot!, mas com ligeiras funcionalidades [abordadas nesta publicação]. Permite a criação de questionários com perguntas de escolha múltipla, verdadeiro ou falso e de resposta aberta, e a posteriori a sua dinamização na sala de aula com os alunos.

Está disponível no endereço socrative.com em duas versões: uma gratuita e outra paga (pro) que adiciona algumas features mais avançadas.

O registo para os professores é obrigatório enquanto para os alunos não é necessário este requisito.

 

O Painel Principal do Socrative

Após o login o professor utilizador tem ao seu dispor um painel (dashboard) muito simples. Começamos por aceder às opções de utilizador e alterar a linguagem de apresentação para Português do Brasil.

De regresso ao Dashboard vejamos as opções disponíveis no principal menu:

  • Lançamento – o painel inicial;
  • Quizzes – Criação e gestão de questionários;
  • Quartos – As salas de aulas propriamente ditas (na versão gratuita só dispomos de uma);
  • Relatórios – Os relatórios em formato de tabela e/ou gráficos das atividades realizadas;
  • Resultados – Os resultados das atividades realizadas.

As atividades propriamente ditas executam-se com o dispositivo eletrónico principal do professor (computador, tablet ou smartphone) e os dispositivos eletrónicos dos alunos (um comum smartphone é suficiente).

 

Lançamento do Questionário

No computador principal o professor seleciona o quiz previamente criado e lança-o no quarto (Room).

A configuração do questionário é simples. Existem três métodos de disponibilizar o quiz aos alunos:

  1. Feedback instantâneo – o aluno vê no final de cada resposta se acertou ou não à questão. As perguntas / respostas podem ser mostradas de forma aleatória para cada aluno.
  2. Navegação aberta – o aluno pode percorrer as questões e submete as questões de uma só vez. As perguntas / respostas podem ser mostradas de forma aleatória para cada aluno.
  3. Ritmo do professor – é o professor que controla o ritmo do quiz e seleciona as questões em tempo real que vão surgir nos alunos.

Os alunos após o acesso ao site do Socrative indicam o código do Room e aguardam o carregamento  do quiz para o ecrã.

Ao longo do processo de resposta por parte dos alunos o professor dispõe de uma tabela que mostra em tempo real o desenrolar das respostas dos alunos. Permitindo observar se o quiz está ou não a ter respostas certas.

No final há a possibilidade de guardar/visualizar os resultados/relatórios em Excel ou em PDF.

Uma característica interessante no Socrative é o modo Space Race que permite a participação no quiz em equipas criadas manual ou automaticamente.

 

Kahoot! ou Socrative?

O Kahoot! tem o conceito de comunidade muito mais alargado, uma vez que permite a pesquisa e a reutilização de questionários realizados por terceiros. Contudo, necessita obrigatoriamente de um projetor de vídeo para as questões serem visualizadas pelos alunos.

Com o Socrative não necessita de um projetor de vídeo e o professor pode até lançar o questionário através de um smartphone. No que toca às questões podemos diversificar: escolha múltipla, verdadeiro/falso e resposta aberta (o Kahoot! só permite questões de escolha múltipla).

Em ambas é necessário um dispositivo eletrónico por parte do aluno, mas tendo em consideração que são ambas responsive um simples smartphone com acesso à Internet/WiFi é suficiente.

A gratuitidade do Kahoot! está patente, pois não apresenta nenhuma versão avançada/pro, enquanto o Socrative extende as suas características para a versão pro (que infelizmente é paga).

Em síntese a resposta a esta questão é simples: são as duas fantásticas ferramentas e é melhor dispormos de duas em vez de uma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *