Filme Páginas de Liberdade

Pode uma professora mudar o rumo de um grupo de alunos? Penso que sim… E a professora Erin Gruwell desempenhou seriamente esse papel na vida real e no filme “Páginas de Liberdade” que conta a sua história como professora e não só…

Sou fascinado por cinema relacionado com a educação. De boas películas. Que nos prendem ao ecrã do início ao fim. Que nos fazem refletir a nossa profissão e a nossa missão enquanto educadores. Quanto mais inspirados em histórias verdadeiras, melhor. E Freedom Writers representa perfeitamente uma história real, pois é baseado em factos reais.

 

Resumo do filme “Páginas de Liberdade”

Uma escola que passou dos melhores para os piores resultados académicos. Uma turma com problemas raciais e de integração entre negros, asiáticos e hispânicos. Uma sala de aula com um número, o 203. Uma direção escolar preconceituosa e resistente às mudanças. E uma professora recém licenciada (papel interpretado por Hilary Swank) que não se deixa fica com tantos entraves e deseja fazer um trabalho …

Numa aula onde um desenho de um negro circula na sala até parar nas suas mãos decide mudar o cenário educativo dentro da sala de aula. Através de um caminho alternativo, a professora de língua e literatura inglesa explora o contexto vivido no Holocausto praticado durante a Segunda Guerra Mundial por parte dos nazis aos judeus. Esta exploração que sensibilizou os alunos permitiu-a desenvolver um trabalho individual onde cada aluno dia após dia escreveu no seu diário pessoal factos marcantes na sua vida (e que vida).

No final os resultados são evidentemente bastante bons e vieram comprovar, uma vez mais, o poder que um professor pode exercer junto dos seus alunos!

Um filme de visualização obrigatória que irá agarrar os alunos do início ao fim e que representa acontecimentos de sucesso em contexto educativo.

 

Ficha técnica do filme:

Título original: Freedom Writers

Título em Portugal: Páginas de Liberdade

Realizador: Richard LaGravenese

Basedo no livro The Freedom Writers Diary

Ano: 2007

Duração: 122 minutos

 

Sugestões de atividade após visualização

– Ficha de visualização com perguntas sobre o filme;

– Kahoot! sobre o filme;

– Audição do tema “Common Feat. Will I Am – I have a dream” que compõem a banda sonora do filme

 

Fica a sugestão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *