Ferramentas on-line para criar nuvens de palavras

  • Web
  • 5 de Setembro de 2013
  • Home
  • Web
  • Ferramentas on-line para criar nuvens de palavras

Já utilizei por diversas vezes nuvens de palavras na sala de aula. São um detalhe visual que funciona muito bem em algumas atividades. Por exemplo, ao gerar uma nuvem de palavras sobre um determinado texto dá uma visão geral aos alunos dos conceitos e termos com mais destaque nos conteúdos.

Comecei por usar o Wordle, a ferramenta mais popular de gerar nuvens de palavras, mas nos últimos tempos apareceram outros serviços, que permitem iguais ou diferentes resultados que pretendo dar a conhecer com este artigo.

 

Tagul

tagul

O Tagul é a minha ferramenta favorita para gerar nuvens de palavras. A principal vantagem está na possibilidade de gerar a nuvem de palavras em cima de formas personalizadas. Mas as funcionalidades não ficam por aqui. É possível criar uma nuvem a partir de um endereço web ou de um texto e ainda eliminar ou adicionar palavras desejadas. A configuração estética da nuvem está cheia de opções: tipo de letra, cores, fundo, forma gráfica, etc.

A utilização deste serviço requer registo de utilizador no site e o plugin do Adobe Flash instalado no computador.

 

TagCrowd

tagcrowd

O TagCrowd é o serviço mais simples desta lista e ao mesmo tempo o que menos opções de personalização tem. Processa as palavras através de um endereço web, de um texto ou do envio de um ficheiro e não existe a possibilidade de escolher a cor ou o layout/forma da nuvem.

No final é possível guardar o resultado em PDF ou efetuar a impressão.

 

Wordsift

wordsift

O Wordsift é um serviço desenvolvido pela Universidade de Stanford e permite além de criar uma nuvem de palavras a observação e o estudo de grupos de palavras.

Não é o serviço que recomendo para criar uma nuvem de palavras, no entanto, está aqui uma ferramenta que pode ser muito bem aproveitada pelos professores de português na análise de textos e na criação de didáticas com ferramentas tecnológicas.

 

Wordle

wordle

Wordle dispensa apresentação. É provavelmente o serviço de criação de nuvens de palavras mais popular, mas na minha opinião é amplamente ultrapassado ao nível de usabilidade e funcionalidades pelo Tagul.

Este serviço não requer registo para ser utilizado. É desenvolvido em Java e necessita deste software instalado no computador.

Alternativamente podemos utilizar o Worldclouds.

Tags:
Blog Comments

Sr. Professor Edgar, agradeço a sua explicação acerca desta ferramenta.
beijinhos 😉

Liliana, estão aqui 4 sugestões. Em qual delas tem dúvidas?
Obrigado pela visita!

Muito obrigada pela dica do site Tagul.
Salvou meu dia!

Muito obrigado pela dica, vai me ajudar bastante.

boa noite!!!
Tem tagul em portugues?

Obrigado Geisiane pelo comentário! Tagul é sem dúvida a melhor ferramenta para gerar nuvens de palavras. E agora tem um design mais atrativo =)

Responder

Karlla Kamylla Passos dos santos

Não ta funcionando o Wordle

Alternativamente podemos utilizar o Worldclouds – https://www.wordclouds.com

Boa tarde! Estou terminando meu doutorado e minha orientadora me falou do Raul, queria saber se há alguma ferramenta nesse App que tenha alguma estatística além de reunir as palavras mais escolhidas, ditas etc.
Agradeço muito sua atenção e sei SITE e muito esclarecedor!
Aguardo e abraços!

Raul?

Responder

Cecilia Canalle Fornazieri

Professor,
alguma dessas ferramentas permitem fazer uma nuvem de palavras ao vivo com o input dos alunos? Exemplo: faco uma pergunta e peco uma resposta com uma palavra. E vamos vendo o gráfico se formar ao vivo diante da turma. Como se faz isso?
Obrigada, Cecília

Olá Cecília,
Penso que o PollEveryWhere tem essa funcionalidade que desejas!
https://blog.polleverywhere.com/10-word-cloud-activities-classroom/
Obrigado pela visita,
Edgar Costa

Leave a Comment