Vantagens da utilização de recursos de vídeo na educação
Fevereiro 23rd, 2013Pedagogia, Vídeoedgar 2 Comentários

Um estudo recente diz que entre 70 a 80 por cento das pessoas aprendem através do estímulo visual.

Até porque o vídeo consegue formar uma lembrança mais duradoura da informação. Tal como acontece quando vemos televisão. Daí o vídeo ser uma excelente forma de envolver os alunos nas aulas, bem como aumentar a retenção sobre os assuntos.

Para os professores que desejam aumentar a utilização dos recursos de vídeo na educação, existem muitas maneiras além do número de vídeos disponíveis. Além disso, podem  sempre aventurar-se na criação dos seus próprios vídeos, mais personalizados e direcionados aos seus próprios alunos e conteúdos.

 

Mostar uma experiência que não pode ser realizada na aula

Existem muitas razões para uma experiência não poder ser realizada na sala de aula. Quer seja pelos custos associados, pelos materiais associados, perigo ou tipologia inerente ou até pelo tempo que a experiência demora a estar totalmente concretizada.

Exemplo: demonstração de desastres naturais, reações químicas, vida selvagem animal, etc.

 

Levar os alunos numa viagem virtual

Nem sempre é prático ou fácil levar a turma inteira para fora da escola em visita de estudo, quer por questões logísticas ou financeiras.

Exemplo: visita a um museu de renome mundial, viagens ao espaço ou aventuras subaquáticas.

 

Traga culturas de todo o mundo para dentro da sala de aula

Para muitas disciplinas, a compreensão do modo de vida das pessoas noutras áreas do mundo, é uma grande parte do currículo. Neste caso, o vídeo fornece uma maneira simples de mostrar aos alunos os hábitos de vida de outras culturas: como vivem, o que comem, o que vestem e como se relacionam.

Exemplo: conhecer a cultura dos países lusófonos, aprender uma língua nova, etc.

 

Estimular a criatividade

Muitos alunos são criativos fora da sala de aula quando realizam filmes com os seus equipamentos móveis, como os smartphones, os tablets ou as câmaras fotográficas digitais. Aproveite essa criatividade e incentive-os a usar as suas competências e habilidades para criar vídeos para a aula.

Exemplo: filmar uma peça de teatro, realizar uma curta metragem ou criar uma vídeo-aula.

 

Fique perto de ser um especialista

Um dos benefícios adicionais do uso do vídeo na sala de aula é que este permite aos professores e aos alunos compreender conceitos onde não estão confortáveis. É quase sempre possível encontrar um vídeo que vai explicar de uma forma que os alunos vão entender.
Os vídeos permitem assim, que todos possam vir a ser uma especie de especialista em diferentes áreas.

 

Com todos estes benefícios e possibilidades da utilização do vídeo na sala de aula, este recurso torna-se indispensável aos professores e alunos. Não só pela retenção que o vídeo cria, mas também pela factor estimulação que favorece a motivação da aprendizagem dos alunos.

 

Adaptado de edudemic.com

'2 Respostas to “Vantagens da utilização de recursos de vídeo na educação”'
  1. [...] do último artigo que escrevi sobre as vantagens da utilização de recursos de vídeo na educação decidi experimentar o Screenr, apesar de continuar a utilizar o Screen Flow em OS X para realizar [...]

  2. PABLO CHANG diz:

    Olá, gostei da matéria sobre os vídeos na educação. Meus colegas de faculdade fizeram vídeos curiosos para ser usado nas salas de aula, confira o nosso canal https://www.youtube.com/channel/UC6W3OwTWjzt2whcSPCnnb-w

Deixar resposta