Ferramentas úteis para assistência remota

No ensino de aplicações informáticas, a melhor forma de ultrapassar um problema é ter alguém que explique como fazê-lo. A assistência remota é a solução, uma vez que, permite que alguém se ligue a outro computador e o oriente à distância.

Apesar da maioria dos sistemas operativos disponibilizar uma solução própria de acesso remoto, surgiram nos últimos anos inúmeros serviços de assistência remota como por exemplo o TeamViewer.

Neste artigo pretendo partilhar algumas soluções de acesso remoto que permite professores e alunos interagirem de forma diferente e levar o ensino à distância muito mais longe.

TeamViewer

acesso-remoto-teamviewer

O TeamViewer é dos serviços mais utilizados atualmente, especialmente pela sua simplificidade de uso. A ligação é feita através de um ID e de uma senha de acesso. Não é necessário nenhum registo no site, mas se o fizer, aumenta as características da aplicação. Um das vantagens do TeamViewer é o facto de estar disponível para várias sistemas operativos Windows, OS X, Linux e até plataformas móveis como o Android, iPhone, iPad etc.

 

Log Me In

acesso-remoto-logmein

O Log Me In é um serviço de acesso remoto baseado na web. No computador remoto deve existir o LogMeIn Client instalado e em qualquer computador com um browser e com o Java instalado é possível aceder a um dos computadores que consta na lista dos que temos possibilidade de aceder remotamente. O serviço é gratuito, mas existem planos pagos, que naturalmente adicionam funcionalidades mais avançadas.

 

Screen Leap

acesso-remoto-screenleap

O Screen Leap é um serviço gratuito de partilha de ecrã. Para partilhar o seu ecrã, basta visitar o site, clicar em “Share your screen”, ativar o Java Applet no browser e enviar o código de partilha para que alguém possa visualizar o seu ecrã. A pessoa será capaz de ver o seu ecrã enquanto o Screen Leap estiver ativo.

 

Screenhero

acesso-remoto-screenhero

O principio básico do Screenhero é tornar qualquer aplicação numa aplicação colaborativa.Uma vez que, foi especialmente desenvolvido para a interação entre os participantes. Disponível para Windows e OS X.

 

Join.Me

acesso-remoto-joinme

O Join.me é um serviço disponibilizado pelo LogMeIn que permite utilizadores Windows e OS X partilhar o ecrã de forma simples e rápida. Para utilizar este serviço basta efetuar o download do programa cliente e partilhar o número de acesso à pessoa com quem deseja partilhar o ecrã.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *