
Já utilizei por diversas vezes nuvens de palavras na sala de aula. São um detalhe visual que funciona muito bem em algumas atividades. Por exemplo, ao gerar uma nuvem de palavras sobre um determinado texto dá uma visão geral aos alunos dos conceitos e termos com mais destaque nos conteúdos.
Comecei por usar o Wordle, a ferramenta mais popular de gerar nuvens de palavras, mas nos últimos tempos apareceram outros serviços, que permitem iguais ou diferentes resultados que pretendo dar a conhecer com este artigo.

O Tagul é a minha ferramenta favorita para gerar nuvens de palavras. A principal vantagem está na possibilidade de gerar a nuvem de palavras em cima de formas personalizadas. Mas as funcionalidades não ficam por aqui. É possível criar uma nuvem a partir de um endereço web ou de um texto e ainda eliminar ou adicionar palavras desejadas. A configuração estética da nuvem está cheia de opções: tipo de letra, cores, fundo, forma gráfica, etc.
A utilização deste serviço requer registo de utilizador no site e o plugin do Adobe Flash instalado no computador.

O TagCrowd é o serviço mais simples desta lista e ao mesmo tempo o que menos opções de personalização tem. Processa as palavras através de um endereço web, de um texto ou do envio de um ficheiro e não existe a possibilidade de escolher a cor ou o layout/forma da nuvem.
No final é possível guardar o resultado em PDF ou efetuar a impressão.

O Wordsift é um serviço desenvolvido pela Universidade de Stanford e permite além de criar uma nuvem de palavras a observação e o estudo de grupos de palavras.
Não é o serviço que recomendo para criar uma nuvem de palavras, no entanto, está aqui uma ferramenta que pode ser muito bem aproveitada pelos professores de português na análise de textos e na criação de didáticas com ferramentas tecnológicas.

O Wordle dispensa apresentação. É provavelmente o serviço de criação de nuvens de palavras mais popular, mas na minha opinião é amplamente ultrapassado ao nível de usabilidade e funcionalidades pelo Tagul.
Este serviço não requer registo para ser utilizado. É desenvolvido em Java e necessita deste software instalado no computador.
Alternativamente podemos utilizar o Worldclouds.





Blog Comments
Liliana Mendes
15 de Janeiro de 2014 at 16:11
Sr. Professor Edgar, agradeço a sua explicação acerca desta ferramenta.
beijinhos 😉
edgar
15 de Janeiro de 2014 at 22:09
Liliana, estão aqui 4 sugestões. Em qual delas tem dúvidas?
Obrigado pela visita!
Sabrina
27 de Abril de 2016 at 17:23
Muito obrigada pela dica do site Tagul.
Salvou meu dia!
Ramon Cristian Rocha Silva
2 de Janeiro de 2017 at 14:37
Muito obrigado pela dica, vai me ajudar bastante.
geisiane da silva
17 de Março de 2017 at 2:56
boa noite!!!
Tem tagul em portugues?
edgar
17 de Março de 2017 at 8:47
Obrigado Geisiane pelo comentário! Tagul é sem dúvida a melhor ferramenta para gerar nuvens de palavras. E agora tem um design mais atrativo =)
Karlla Kamylla Passos dos santos
12 de Outubro de 2017 at 18:26
Não ta funcionando o Wordle
edgar
13 de Outubro de 2017 at 21:11
Alternativamente podemos utilizar o Worldclouds – https://www.wordclouds.com
Maria Lúcia palma
25 de Abril de 2018 at 16:24
Boa tarde! Estou terminando meu doutorado e minha orientadora me falou do Raul, queria saber se há alguma ferramenta nesse App que tenha alguma estatística além de reunir as palavras mais escolhidas, ditas etc.
Agradeço muito sua atenção e sei SITE e muito esclarecedor!
Aguardo e abraços!
edgar
27 de Abril de 2018 at 11:01
Raul?
Cecilia Canalle Fornazieri
14 de Maio de 2019 at 19:49
Professor,
alguma dessas ferramentas permitem fazer uma nuvem de palavras ao vivo com o input dos alunos? Exemplo: faco uma pergunta e peco uma resposta com uma palavra. E vamos vendo o gráfico se formar ao vivo diante da turma. Como se faz isso?
Obrigada, Cecília
edgar
14 de Maio de 2019 at 21:25
Olá Cecília,
Penso que o PollEveryWhere tem essa funcionalidade que desejas!
https://blog.polleverywhere.com/10-word-cloud-activities-classroom/
Obrigado pela visita,
Edgar Costa