O que é o EXIF e como o ver?

O EXIF (Exchangeable Image File Format) é um padrão especificado e seguido pelos fabricantes de câmaras digitais que gravam informações sobre as características técnicas da captura de determinada imagem em formato JPG ou TIFF.

Sobre as características técnicas é possível obter informações como a configuração da câmara ao nível da abertura do diafragma, velocidade do obturador, modo de medição de luz, valor ISO, etc.

 

Como funciona?

Ao fazer a captura de determinada imagem, a câmara guarda em formato de metadados as definições que a máquina tinha na hora do disparo: resolução da imagem em pixeis, características da lente, abertura do diafragma, velocidade do obturador, modo de exposição, compensação da exposição, distância focal, configuração do flash, valor ISO, perfil de balanço de brancos, etc.

Apesar de serem informações muito consultadas pelos profissionais da fotografia, são também úteis para os iniciados na área da fotografia digital, uma vez que, através das informações presentes no EXIF de uma imagem é possível aprender alguns conceitos técnicos sobre fotografia.

 

Como ver as informações EXIF?

As informações EXIF podem ser visualizadas no Explorador do Windows. Basta para tal, aceder às propriedades do ficheiro de imagem.

No OS X é possível aceder ao EXIF através do Inspector disponível no Preview, através do atalho Command+i.

Existem ainda várias aplicações dedicadas exclusivamente à leitura de informações EXIF, como o Exif Data Viewer ou o Exif Pilot, e várias extensões disponíveis para Google Chrome ou Mozilla Firefox.

No Adobe Photoshop as informações EXIF de uma fotografia estão disponíveis no menu File > File info.

 

Como aprender com as informações EXIF?

Muitas das aplicações de edição e gestão de imagens, como o Picasa ou o ACDSee, utilizam as informações EXIF para o próprio sistema de organização de ficheiros, uma vez que, o acesso às informações de data, hora e localização geográfica de onde a fotografia foi capturada, contribui para uma organização mais célere e automatizada.

Com os dados EXIF presentes nas fotografias disponíveis nas duas comunidades on-line de fotografia, Flickr e 500px, é possível descobrir quando e como determinada fotografia foi capturada.

exif_exemplo1

exif_exemplo2

3 thoughts on “O que é o EXIF e como o ver?

  • 1 de Agosto de 2016 at 21:32
    Permalink

    ola.gostaria de saber se este programa e compativel com o MINIMEC e como adquirir, é possivel esta informacao ob
    NL

    Reply
  • 19 de Novembro de 2016 at 11:24
    Permalink

    Olá, Edgar.
    Existe alguma forma de converter metadados em texto (formatado ou não)? Ou salvá-los como arquivo editável? Preciso disso frequentemente, em relatórios e publicação científica. Agradeço sua resposta. Abraços.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *