Plickers – avaliação em tempo real com poucos recursos

  • Home
  • Recursos
  • Plickers – avaliação em tempo real com poucos recursos

Plickers ‘virar’ os alunos para a aula – Foi com este o mote que iniciei a experimentação desta ferramenta na sala de aula.

A funcionalidade principal desta aplicação não é nenhuma novidade. Permite, resumidamente, fazer um quiz, chamar os alunos a responder e a obter os resultados da sua avaliação em direto (tal como gostam de ter o feedback dos seus trabalhos). A grande vantagem está no equipamento que é necessário: um computador/projetor com o website e um tablet/smartphone com a aplicação mobile (app).

Como funciona?

Começamos por criar a turma com o seu respetivo nome/número e adicionamos os respetivos alunos. É possível a introdução de todos os alunos simultaneamente através da opção ‘Add Roster’. A cada aluno é atribuído um número/card que será útil mais à frente.

plickers-02

De seguida fazemos a criação das questões (não esquecer assinalar a resposta correta). As possibilidades aqui são de escolha múltipla (A, B, C e D) e verdadeiro/falso (A e B). As questões podem ser organizadas e agrupadas por diretórios (por exemplo: disciplinas, módulos ou temas). No final e antes de passarmos a ação, devemos adicionar as questões que desejamos propor aos alunos à lista de questões (Question Queue).

plickers-03

Na prática!

Começamos por distribuir por cada aluno o seu respetivo cartão (card) tendo em atenção a ordem definida aquando da criação da turma. Cada cartão tem quatro posições (A, B, C e D) conforme a orientação o que permitirá a resposta por cada um dos alunos.

No site do Plickers há um ficheiro PDF com os cartões no seu formato padrão e prontos a imprimir. Contudo, no fórum da ferramenta existem outros cartões com diversas personalizações.

plickers-01

Com o computador e projetor mostramos aos alunos o quiz. Em cada pergunta apontamos o tablet/smartphone para a audiência e aguardamos que a aplicação faça a recolha das respostas dos alunos. Na app podemos verificar as respostas de cada aluno, enquanto no website apenas se pode visualizar os alunos que responderam ou não (útil para validar se todos já responderam).

plickers-04

A app funcionou bastante bem nas duas aulas/turmas em que foi utilizada. Não é necessário uma aproximação individual aos alunos e foi quase sempre possível efetuar a leitura da totalidade da turma em simultâneo. Chamo só atenção ao scan em situações de contra-luz (quando está uma janela atrás dos alunos) uma vez que os cartões são lidos pelo contraste do branco e preto.

plickers-05

Se os alunos gostaram? Sim. Muito. E até se divertiram na aula de revisões de aprendizagens.

Plickers.com

App disponível para Android e iOS.

Tags:
Blog Comments

[…] do Plickers, a última ferramenta a fazer furor entre os meus alunos é o Kahoot!. Um serviço web que permite […]

Boa noite, pode ser mais preciso relativamente à forma como eu posso aceder aaos cartões com outro aspeto. Gostava de poder adaptálos a alunos mais novos dando-lhes uma aspecto mais colorido, …

Ana,

Por padrão os cartões do Plickers são pretos. Mas com edição de um a um é possível personalizar os cartões.

No final faço a encardenação dos cartões para durarem mais tempo!

Obrigado pela sua visita.
Edgar Costa

Boa noite Edgar Costa! Como você faz a encardenação do cartão?

A encadernação foi efetuada com uma máquina própria para o efeito! É um equipamento barato.
Algumas papelarias executam esse serviço a um preço acessível.

Edgar, como fazer no caso da turma de ter mais de 40 alunos? O aplicativo possui apenas 40 cartões. Será que na hora de escanear o leitor consideraria cartões repetidos?

Ana,
A utilização de cartões repetidos não é lógico!
Nesse caso sugiro a utilização do conjunto de cartas “Extended” (com 63 cartas).
Veja no seguinte endereço:
https://help.plickers.com/hc/en-us/articles/360008948034-Get-Plickers-Cards

Leave a Comment