Digitalizar fotografias antigas e negativos 35mm

Embora os scanners individualmente estejam cada vez mais em desuso, já fizeram parte dos equipamentos fundamentais de um escritório. Hoje essa tecnologia  é usada de várias formas e em diversos equipamentos:

Scanners de mesa – os mais versáteis e conhecidos.

Scanners de página – usados por utilizadores que viajam com frequência em trabalho e necessitam de digitalizar documentos. Neste caso é a folha que se move enquanto a cabeça do digitalizador fica imóvel.

Scanners de mão – usados principalmente para capturar texto. Quando o objetivo é capturar imagens a qualidade reduz significativamente. Normalmente associam a este tipo de scanners os acessórios de scan de códigos de barras usados no comércio.

Scanners cilíndricos – usados na indústria editorial para capturar imagens em detalhe. Usam uma tecnologia designada por PMT.

 

Como funciona um scanner

O principio fundamental de um scanner é analisar e processar uma imagem. A captura de imagens ou de texto (OCR) permite guardar a informação em formato digital.

Um scanner é composto por vários componentes, entre os quais, o sensor CCD. Esta tecnologia idêntica à utilizada nas câmaras fotográficas digitais é a mais comum para captura de imagens em scanners.

 

Utilização de um scanner na prática

Neste caso em especial utilizamos uma fotografia antiga. A fotografia foi colocada na bandeja de vidro e a tampa do scanner foi fechada.

scanner02 scanner03

A parte de dentro de scanner é plana e tem sempre uma cor sólida (branco ou preto), isto para o scanner usar o fundo branco como ponto de referência.

Em alguns casos pode ser necessário retirar a tampa do scanner para digitalizar documentos volumosos, como por exemplo livros espessos.

 

Digitalização de negativos 35mm

scanner05 scanner04

A digitalização de negativos é feita com um acessório próprio para o efeito e através do software do próprio scanner. O negativo deve ser colocado corretamente na bandeja para esse efeito e alinhado pelas marcas exteriores como está na imagem em cima. No software do scanner é dada a ordem de digitalização e o feixe de luz rastreia o negativo por completo.

scanner06 scanner07

Após a digitalização uma versão para pre-visualização surge no ecrã. Depois de selecionar as fotografias desejadas o scanner volta a efetuar a digitalização individual de cada frame.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *