O código de barras é um sistema de codificação de informação em forma de barras e espaços paralelos impressos em etiquetas colocadas em produtos para posteriormente leitura por meio de dispositivos óticos no sentido de os incorporar em sistemas informáticos (exemplo software de faturação).
Podem estar divididos em dois grupos: códigos de barras numéricos e códigos de barras alfanuméricos.
A implementação dos códigos de barras nos ambientes empresariais e comerciais aumenta a produtividade e reduzem o risco do erro humano.
À GS1 Portugal cabe a gestão e a regulação dos códigos de barras dos produtos existentes no mercado português. Cada fornecedor ou produtor tem um código atribuído pela GS1 tornando impossível a possibilidade e existirem dois produtos com o mesmo código de barros.
História
O primeiro sistema de código de barras foi patenteado em 1940 por Norman Woodland e Bernard Silver. Na década de 60 o código de barras foi introduzido na indústria e só nos anos 70 é que chegou chegou às prateleiras dos supermercados, tendo sido o primeiro produto a utilizar um código de barras um pacote de pastilhas elásticas.
No nosso país o código de barras foi introduzido em 1985 pelo CODIPOR (Associação Portuguesa de Identificação e Codificação de Produtos).
Hoje os códigos de barras estão praticamente em todos os lugares e são utilizados para identificação em quase todas as áreas de negócio.
Tipos de códigos de barras
Código 25 (2de 5) Intercalado – código de barras numérico, utilizado por exemplo em formulários do banco ou relógios de ponto.
Código de Barras 39 (3 de 9): código de barras alfanumérico.
EAN 8: código de barras numérico de identificação de itens comerciais.
EAN 13: código de barras numérico de identificação de itens comerciais.
ISBN: código de barras numérico de identificação de obras literárias.
EAN 13
Código de barras definido pela GS1, adotado por mais de uma centena de países para identificação de produtos e itens comercializáveis em pontos de venda.
A simbologia do EAN 13 representa treze números, divididos em quatro partes: país onde o produto é produzido; identificação da empresa; identificação do produto e check-digit.
Ligações úteis
Códigos de Barras por Países GS1
Leave a Comment