Kahoot! – O jogo vai começar

Depois do Plickers, a última ferramenta a fazer furor entre os meus alunos é o Kahoot!. Um serviço web que permite criar jogos de perguntas e respostas e interagi-lo com os dispositivos móveis dos alunos para obter as respetivas respostas.

A ferramenta pode ser facilmente utilizada em vários níveis de ensino: primário, básico ou secundário. O segredo está na complexidade das questões colocadas aos alunos. A criatividade dos professores é também um ponto fundamental, até porque o Kahoot! pode ser utilizado tanto para uma aula de revisões como para uma de consolidação de conhecimentos.

O jogo desenrola em tempo real e os jogadores (alunos) participam do início ao fim. Do computador principal (do professor) são projetadas as questões e as respostas (2 no mínimo e 4 no máximo) previamente criadas para o efeito. Para darmos início a um jogo é necessário que os alunos acedam ao endereço kahoot.it e insiram o PIN do jogo (não é necessário nenhum registo) e o seu respetivo nome (ou nomes se tivermos alunos em pares).

Quando uma questão é projetada, nos dispositivos móveis aparecem quatro botões coloridos correspondentes a cada uma das respostas possíveis. A pontuação é calculada em função de correta ou incorreta e do tempo de resposta.

Já professor tem ao seu dispor o getkahoot.com, que é basicamente a área de gestão dos Kahoot! que disponibilizará aos seus alunos. Pode optar por criar um de raiz ou utilizar um dos milhares da comunidade existente no Kahoot.

Kahoot!

11 thoughts on “Kahoot! – O jogo vai começar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *