Criar uma imagem panorâmica

As imagens panorâmicas cobrem até um ângulo de 360 graus e servem naturalmente para registar um motivo com grande amplitude. Existem máquinas fotográficas que trazem um modo próprio para realizar este tipo de imagem. No entanto, é possível obter melhores resultados com o método tradicional: fazer várias fotografias e juntá-las posteriormente.

 

Cuidados a ter para fotografar uma imagem panorâmica

Utilizar um tripé – Se vai fotografar um motivo em torno, convém usar um tripé para manter o ponto / eixo central sempre igual, além de ajudar a evitar defoque e a aumentar a estabilização da máquina.

Não alterar os parâmetros durante a captura de imagens – É importante registar todas as imagens com as mesmas definições. Não deve alterar a exposição, abertura e até o valor de iso, caso estejam parametrizados de forma manual.

Pontos de referência – É importante definir um ponto comum em todas as imagens que vai capturar. Só assim o software conseguirá de forma automática juntar as imagens. Lembre-se disso enquanto regista individualmente cada imagem e se possível deixe cerca de 1/3 de imagem comum em cada uma das imagens de forma a ter sobreposição.

Fotografe em portrait – Se fotografar com a câmara na posição vertical, terá de capturar mais imagens, mas terá um resultado final mais proporcional.

Existem várias programas que permitem juntar as fotografias quase de forma automática. Normalmente recomendo a utilização do Adobe Photoshop (utilizado neste exercício) ou do Hugin (com opções mais avançadas e complexas).

 

Criar uma imagem panorâmica no Photoshop

Tags:
Leave a Comment