O filtro Liquify é uma ferramenta muito poderosa para deformar e transformar imagens digitais no Adobe Photoshop.
Este recurso tem um interface próprio dentro do Photoshop, com uma área de visualização bastante completa e com menos do que 10 ferramentas diferentes, que podem ser usadas para torcer, deformar, empurrar, puxar e refletir as imagens com facilidade, tal que é, quase como trabalhar com plasticina.
No Photoshop CS3 e CS4 o filtro trabalha também com imagens de 16 bits, mas não objetos inteligentes. Os efeitos obtidos com esta ferramenta podem ser subtis ou extremos, dependendo de como as alterações são aplicadas.
Os utilizadores com mesa digital tem opções extras como o controlo da pressão da caneta.
Interface do filtro Liquify
O Liquify trabalha de uma forma muito simples. Mostra a imagem em formato de malha (mesh). Quando se efetuam ações na imagem a mesh modifica-se e a imagem a fica distorcida.
Os efeitos criados numa mesh de uma imagem podem ser aplicados numa outra imagem de forma totalmente transparente.
As ferramentas disponíveis no interface do Liquify são utilizadas para manipular a malha e, portanto, distorcer a imagem. As áreas da imagem podem ser isoladas de forma a que as alterações na malha não afetem determinada área. Isto efetua-se através da ferramenta Freeze Mash Tool.
Através da ferramenta Reconstruct Tool é possível anular as alterações realizadas e recuperar parte original da imagem.
Opções das Ferramentas
Tal como outras ferramentas padrão do Photoshop, também no Liquify o tamanho da zona de influência da ferramenta é baseada na configuração do tamanho (Brush Size), densidade (Brush Density), pressão (Brush Pressure) e ritmo (Brush Rate) do pincel. Sendo que, as opções variam de ferramenta para ferramenta e principalmente as suas configurações dependem do efeito que se deseja aplicar na imagem.
Ferramentas do filtro Liquify
Utilização do filtro Liquify
A criatividade no filtro Liquify é um elemento fundamental. Este filtro além de possibilitar alguns efeitos especiais nas imagens, permite com alguma destreza e paciência fazer edições fotográficas muito profissionais, como por exemplo, diminuir o tamanho do corpo de uma pessoa, aumentar o relevo do peito, reduzir as pernas ou os braços e até realizar caricaturas bastante criativas.
Leave a Comment