Controlar o computador com o telemóvel

Controlar o computador à distância dentro da sala de aula é bastante útil para qualquer professor. Principalmente quando nos deslocamos para uma extremidade da sala e queremos avançar um slide de uma apresentação eletrónica ou aumentar o volume do audio.

Testei várias aplicações antes de escrever esta publicação, mas nenhuma foi tão simples de instalar e usar oferecendo todas as funcionalidades que a versão gratuita do Unified Remote nos dá.

 

O princípio básico desta aplicação é simples. No computador que desejamos aceder remotamente temos em execução a versão server (servidor), já no dispositivo móvel (smartphone) devemos ter instalada a versão cliente (client) doUnified Remote. A aplicação está disponível para Windows, Mac OS  e Linux na versão servidor e Android, iOS e Windows Phone na versão cliente.

Depois de instalarmos o Unified Remote Server no computador devemos aceder ao painel de administração disponibilizado no browser e nas definições (settings) optar por definir uma senha de autenticação, para assim evitar que alguém na mesma rede e com o Unified Remote instalado no smartphone possa ter acesso ao nosso computador.

unified-remote-01

Após a instalação da versão cliente no smartphone devemos efetuar uma pesquisa automática pelo servidor através da ligação Wireless ou Bluetooth do dispositivo móvel.

Com Unified Remote já instalado no smartphone basta efetuarmos a ligação ao computador e procurar alguns dos remotes presentes na aplicação. Cada remote permite efetuar determinadas ações remotas. Por exemplo, há um que simula no ecrã no smartphone o touchpad do computador ou o teclado e outro que permite controlar o VLC à distância.

A versão Full tem um preço acessível ($3.99) e disponibiliza várias dezenas de remotes, inclusive um que permite a visualização remota do ecrã do computador. Contudo, não achei necessário adquirir a versão completa para as funcionalidades que necessito.

Unified Remote

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *