Otimizar e reduzir o tamanho de imagens no OS X

Apesar da largura de banda da internet ser cada vez maior, existem ainda algumas preocupações que os webmasters devem ter em conta quando trabalham em webdesign ou publicam imagens na web.

Mesmo que as imagens tenham apenas alguns kb, é fundamental pensar nos utilizadores, cada vez em maior número, que utilizam tablets ou smartphones para aceder à Internet. Desta forma possibilitamos um carregamento mais rápido e mantemos a qualidade das imagens.

O ImageOptim otimiza e reduz o tamanho de ficheiros de imagem através da remoção de parâmetros de compressão, comentários e perfis de cor, mantendo assim a qualidade da imagem inicial.

Esta aplicação é gratuita, possui código fonte aberto e suporta os formatos de imagem JPEG, PNG e GIF.

A utilização é tão simples que basta arrastar as imagens para dentro da janela do ImageOptim que a otimização inicia-se automaticamente. Pode-se ainda aceder às preferências da aplicação e indicar que o ImageOptim efetue uma cópia de segurança dos ficheiros de imagem antes de iniciar a otimização.

É também possível, usar o ImageOptim para ganhar algum espaço em disco. No teste que efetuei com um álbum de 810 MB, esta aplicação conseguiu reduzir ao tamanho inicial cerca de 76 MB.

Disponível apenas para OS X.

Site Oficial

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *