Canva – capacitar os alunos para criar imagens

  • Web
  • 1 de Novembro de 2015
  • Home
  • Web
  • Canva – capacitar os alunos para criar imagens

A realização de trabalhos eletrónicos está numa nova era. Os alunos preferem o Prezi ao PowerPoint, o GoAnimate ao Movie Maker e o Google Docs ao Microsoft Word. Quando as atividades chegam em formato de imagem, é geral a resposta dos alunos: “não sabemos mexer no Photoshop!”.

Já por algumas vezes abordei ferramentas on-line que permitem a edição de imagens, mas neste caso em particular, abordarei uma ferramenta de criação de imagem (image authoring).

Canva  resolve esse problema aos alunos (e a alguns professores) através da simplicidade e de um interface prático e intuitivo (mesmo em inglês). Nesta ferramenta trabalhamos essencialmente com templates (modelos) sobre vários temas (assuntos).

À distância de um clique acedemos ao site oficial do Canva. Efetuamos o registo com os nossos dados ou acedemos diretamente através da conta do Facebook.

canva-01

De seguida, na página inicial, podemos dar asas à imaginação e começar a criação de uma imagem, seja em formato de poster, imagem ou capa para o facebook, apresentação, ou até com dimensões personalizadas (como foi o nosso caso).

canva-02

A página dedicada à edição e criação de imagem tem disponível um menu lateral com várias opções: search, layouts, text, background, uploads. São estes os elementos que podemos utilizar para criar uma imagem. No nosso caso em particular optamos apenas por elementos gratuitos. Adicionamos um fundo, um título e um desenho.

O resultado final, que apresentamos abaixo, não demorou mais do que 2 minutos a ser transferido do Canva.

canva-03

Ferramenta útil, não? Pode ser utilizada para a criação de capas para os trabalhos, infografias, imagens com a compilação de conteúdos, etc.

Afinal, a nossa imaginação não tem de ter limites!

Conhece melhor o Canva:

Tags:
Leave a Comment